sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Qual sua meta?


 Galera mais um ano que está  se acabando, vamos parar pensar e observar o que fizemos este ano? Será que alcançamos nossos objetivos? Nossas metas? Ou melhor será que trilhamos metas neste ano? Muitas vezes as coisas se tornam dificies, porque não traçamos metas, não focalizamos os nossos objetivos.  Então para este novo ano vamos programar metas, traçar objetivos. Nos dedicar, correr atrás, não ter medo de enfrentar os desafios.

Muitas vezes por medo não conseguimos vencer as nossas metas.Então deixe o medo, a anciedade e embora programar suas metas para 2011. Seja ela qual for trace com objetividades, coloque os desafios que terá que enfretar e vencê-los. Seja qual for sua meta se for para emagrecer, arrumar um emprego, cuidar da saúde, situações amorosas encare-as, e persista. Muitas vezes sei que não é fácil, costumo pesar os pos e os contra e ver realmente o que vale a pena,  a perseverança  e a dedicação é a chave do negócio.
Todo seus sacrificios e esforços teram uma recompensa! Qual é sua meta? Pense nisso, e boa sorte!

Até mais!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dez motivos para procurar um profissional Nutricionista

  1. Nutricionistaspodem fazer muito mais por você do que ajudá-lo a perder peso!   
                       
2. Comendo bem você melhora seu desempenho nos estudos e trabalho;
3. Com a dieta equilibrada é mais fácil manter o peso adequado;
4. Determinados alimentos promovem melhora no desempenho de praticantes de atividade física;
5. Uma alimentação balanceada deixa a pessoa mais bonita. Melhora pele, cabelos e humor;
6. É sempre bom ter sugestão de receitas e cardápios saudáveis e saborosos;
7. Com uma alimentação correta é possível prevenir e controlar doenças como hipertensão arterial e diabetes;
8.O nutricionista orienta na compra de alimentos que beneficiem toda a família;
9.Ensina como controlar a qualidade/higiene dos alimentos;
10.Comendo bem você ganha qualidade de vida e bem-estar. 

Os oitos erros mais comuns na hora de fazer dieta

 Ao contrário do que muita gente pensa, alguns comportamentos e alimentos adotados sem medo podem acabar prejudicando a sua dieta. Certas posturas exigentes ou permissivas demais devem ser avaliadas com cuidado. Existem alguns erros comuns cometidos por quem quer perder peso,então confira esses erros abaixo e as orintações para não cair em armadilhas.

Erro 1:  achar que queijo branco é excelente para controlar o peso e substituir o queijo amarelo
 
Uma fatia de 30g de queijo tipo minas tem 66 calorias, enquanto uma porção fina (15g) de mussarela possui 46. Por ter a fama de bonzinho, o queijo branco normalmente é consumido em pedaços maiores, ou seja, não é a melhor opção sempre. Além disso, não é necessariamente mais saudável, já que, como os outros queijos, é rico em gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol e comprometer a saúde do coração. Se preferir o queijo branco, escolha a versão light. Para variar, opte por uma fatia de mussarela de vez em quando. Ou ainda, por peito de peru misturado com uma colher de sopa rasa de requeijão light (40 calorias) ou de maionese light (29 calorias).

Erro 2: cortar a banana do seu cardápio

 A banana sempre levou fama de calórica. Mas você sabia que uma unidade média tem só 78 calorias? Além disso, ela é rica em fibras insolúveis, que driblam a fome e a produção excessiva de insulina. A banana ainda preserva a flora intestinal e contém vitamina B6, que alivia a TPM. A fruta também possui triptofano, que favorece a formação do hormônio da alegria e bem-estar, a serotonina.

Erro 3: reduzir o consumo de carboidrato somente à noite  
Muitas pessoas pensam que comer alimentos ricos em carboidratos, como pão, arroz e batata, após as 18h é proibido. Realmente o metabolismo no período da noite apresenta menor atividade, mas o corpo continua funcionando até quando você dorme. Portanto, não há diferença se você consumir carboidrato de dia ou de noite, desde que ele esteja em quantidade adequada.

Erro 4: parar de tomar cerveja por acreditar que ela é culpada pela barriga saliente

 O problema não é a cerveja, e sim a quantidade que se consome. A cerveja é calórica e se ingerida em excesso - algo que não é muito difícil de acontecer - pode comprometer o valor calórico diário do cardápio. Se tiver vontade, tome com moderação.

Erro 5: Exagerar nos Refrigerantes "magros", no final de semana, por pensar que o esforço durante a semana foi suficiente

 Em um ano, os dias que compreendem os finais de semana somam 104. Se, em cada um desses dias, você incluir 100 calorias a mais da recomendação diária, no fim de um ano pode ter engordado 1,5 kg. Se o excesso for 1000 calorias, o prejuízo pode ser de 15kg. Agora que já sabe, não exagere tanto!

Erro 6: entupir-se de produtos light
 
 Ser light não significa não ter calorias, açúcares ou gorduras. Significa ter calorias reduzidas pela diminuição de algum nutriente. Esses produtos ajudam a ficar dentro do limite calórico diário, mas não são sinônimos de sucesso garantido e precisam ser consumidos moderadamente.

Erro 7: comprar sempre pães integrais com grãos esperando que eles engordem menos

 Eles são realmente saudáveis, devido a seus altos teores de fibras, gorduras saudáveis, vitaminas do complexo B e fotoquímicos. Mas, na hora da escolha do pão, o importante é avaliar no rótulo a quantidade de calorias por porção e a quantidade de fibras, que deve ser de, no mínimo, 3g por porção.

Erro 8: beber muita água com sabor e suco de caixinha
 
As duas bebidas podem ser uma opção a mais para se hidratar. Porém, é importante também consumir água pura, que não tem calorias. Em relação aos sucos, é preciso observar no rótulo a quantidade de açúcar e procurar investir em versões light.
 
Tenha uma  boa alimentação respeitando os seus limites e quantidades calóricas do seu gasto diário. Não faça substituições ou exageros!

(Fonte: Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)

O que fazer com a falta de apetite das crianças?


A inapetência dos filhos é uma das coisas que mais preocupam os pais.Não existe desapontamento maior para os pais após preparar a comida com tanto cuidado, amor e carinho  e o seu filho rejeitar. Mas não precisa ficar angústiada essa falta de apetite é temporária e pode ser contornada com jeitinho.
.
A primeira coisa a fazer é conversar com o pediatra para descartar eventuais doenças que podem tirar seu apetite, como, por exemplo, anemia. Se nada for constatado e a criança estiver saudável, é preciso adotar certas medidas. A primeira é manter um intervalo em torno de duas horas entre as refeições, para que seu filho esteja com fome na hora de comer. Se ele for almoçar às 11 horas, não deve ingerir nada, até mesmo sucos, a partir das 9 da manhã. Resfriado, dor de garganta ou de ouvido levam o apetite embora mesmo. Algumas levam até uma semana para restabelecer a rotina de alimentação, mas isso não deve ser motivo de preocupação excessiva, pois o organismo dos pequenos possui uma reserva para enfrentar essas situações. Nesses momentos, é preciso ter muita paciência e tentar estimulá-las a se alimentar. Veja abaixo os principais conselhos dos especialistas.
.
* Ofereça os alimentos de que a criança mais gosta e sob a forma que aceita melhor.
* Dê preferência aos de consistência adequada, mais fáceis de engolir.
* Para evitar que ela fique desidratada, ofereça ao longo do dia muito líquido. Pode ser água, suco ou leite.
* Dê quantidades pequenas de comida por refeição e com maior freqüência. Caso a criança queira apenas um tipo de alimento, mantenha esse cardápio até que ela se recupere.
* Seja mais flexível quanto a horários e locais das refeições.
* Não obrigue a criança a comer. Isso a deixará nervosa e reduzirá ainda mais o seu apetite.
.
Outra dica é nunca disfarçar alimentos para enganar a criança se, por exemplo, ela está numa fase de só querer determinada comida. Também não convém oferecer a refeição em lugares pouco convencionais, como no jardim da casa ou na sala de TV. Tais atitudes só pioram o quadro. As refeições devem ser no mesmo local e horário. Para driblar a inapetência da criança, evite dar bebidas durante as refeições, pois reduzem o apetite, e não encha demais o prato dela. O ideal é servir porções menores e esperar que ela queira repetir.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Café bom pra saúde, mas sem exageros

 A pedido da minha irmã que adora um cafezinho, e tinha muita curiosidade para saber os seus  beneficios e suas desvantagens, resolvi postar sobre esse pretinho que  faz parte do cotidiano de tantas pessoas.

Nada como uma boa xícara de café, seja ao acordar ou após uma refeição. Adoçado, amargo, com leite... à gosto de cada um! O cafezinho dá disposição pela manhã, tira aquela sonolência que às vezes surge depois do almoço, além disso, pode melhorar o humor e prevenir a depressão, algumas doenças cardiovasculares e, até mesmo o câncer. Essa bebida é apreciada em todo o mundo.

A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias que estão presentes no café e pensa que a bebida contém apenas ou, principalmente, cafeína. Grande engano! O café possui de 1 a 2,5% de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade como alguns minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcar, vitaminas e ácidos clorogênicos. Esses últimos, após a torra do grão, formam substâncias (quino-lactonas) que alteram as endorfinas no cérebro, influenciando o humor e aumentando a sensação gostosa de bem-estar. Isso ajuda a evitar a depressão que pode levar ao suicídio e ao alcoolismo.

No organismo, a absorção gastrointestinal da cafeína é rápida e completa. A cafeína circula nos fluídos corpóreos e sua concentração atinge o nível mais alto entre 15-45 minutos depois da ingestão. A meia-vida do café nos humanos varia de acordo com a idade, sexo, condição hormonal, ingestão de drogas, tabagismo. A cafeína é biologicamente transformada pelo fígado e seus metabólitos são excretados quase que completamente pelo rim e pelo trato urinário. O café pode ser contra-indicado para pessoas com patologias como: úlcera, gastrite devido atacar as células do estômago, problemas cardíacos e hipertensão.

O café possui substâncias que combatem os radicais livres. Elas são chamadas de polifenóis e possuem propriedades antioxidantes, isto é, capazes de evitar o envelhecimento e outras várias doenças como o câncer e o infarto do coração.

 Quatro xícaras de café por dia aumenta a memória imediata, a atenção e a concentração. Crianças e adolescentes melhoram o aprendizado na escola tomando café. Para isso, basta tomar café com leite de manhã ou na merenda escolar.

O café recarrega as energias. Tomar café todos os dias diminui a incidência de apatia e depressão. Sendo que a depressão atinge 20 em cada 100 trabalhadores de empresas do mundo. Isso diminui a produtividade, causando prejuízos financeiros. Por isso, o hábito do cafezinho no trabalho, do coffe break, é um jeito eficiente e bem agradável de combater o problema.

O cafezinho, é um dos alimentos naturais mais saudáveis que existe. O consumo regular moderado para um adulto são 3 xícaras de café ao dia. Mas o segredo é não exagerar! Mesmo contendo pouca quantidade de cafeína no café, ela é um estimulante e não se pode exagerar na quantidade. Cada pessoa deve buscar qual dose diária de café que a satisfaz, sem trazer ansiedade ou taquicardia. Lembre-se que o café é uma bebida diurna, que ajuda nas atividades do dia, mas seu consumo deve ser reduzido no período da noite, para não afastar o sono.

Um cafezinho quente ajuda e ameniza, naqueles momentos críticos, em que o sono persegue, o frio corrói, ele consola, reanima e aquece....
Desfrute dessa bebida maravilhosa, sem exageros!
Até mais!


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Como controlar o colesterol?

Com certeza você tem ou conhece alguém que tenha níveis elevados de  colestrol no sangue  e vive de dieta, se preocupando com o que comer. Nessa matéria você vai saber um pouco mais sobre esse mal que afeta milhões de pessoas no mundo todo.
De acordo com o Ministério da Saúde cerca de 30% da população brasileira tem níveis de colesterol elevados. A hipercolesterolemia pode ter várias causas, entre elas dietas com excessiva ingestão de alimentos ricos em colesterol e baixa ingestão de alimentos ricos em fibras como: frutas, verduras e legumes, excesso de peso, falta de atividade física, ou ainda fator genético.
Apesar de prejudicial à saúde quando em níveis elevados, o colesterol tem a sua função no organismo humano. Ele é necessário para construir e manter as membranas que revestem todas as células do nosso corpo, ajuda na fabricação da bílis e é importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, E e D) e formação dos hormônios sexuais.
Para ser transportado pela circulação, do fígado, para os outros tecidos, o colesterol precisa estar ligado a uma proteína, dando origem assim às lipoproteínas. As principais lipoproteínas de transporte são: o HDL e o LDL colesterol.
O LDL é o principal vilão, pois em excesso, deposita-se nas artérias, podendo originar diversos problemas como: ataques do coração, AVC (ou derrame) e aterosclerose. A aterosclerose é caracterizada pelo acúmulo de placas de colesterol e outras gorduras no interior da parede de uma artéria.
O HDL é considerado o “bom colesterol”, níveis satisfatórios de HDL estão relacionados a um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso se deve ao fato desta lipoproteína atuar na remoção da gordura acumulada nos vasos.
A maior parte do colesterol, em média 70% é fabricado pelo nosso próprio corpo, sintetizados pelo fígado. Somente os outros 30% são provenientes da alimentação.
O colesterol é encontrado somente em alimentos de origem animal, suas principais fontes são leite integral, queijos, manteiga, creme de leite, miúdos de boi e aves (fígado, coração etc), biscoitos amanteigados, bacon, embutidos (salsicha, lingüiça, etc), frios (salame, presunto, etc), frutos do mar, gema de ovo e pele de aves.
Além dos alimentos que contém colesterol, o consumo excessivo de gordura saturada é também responsável pela elevação do colesterol. Ela é encontrada em alimentos como carnes gordas, leite integral e óleo de dendê, por exemplo.
A tão comentada gordura trans aumenta os níveis de LDL e diminui os de HDL. Ela está presente nas gorduras hidrogenadas, muito utilizadas pelas indústrias na fabricação de sorvetes, chocolates, pães, molhos para salada, etc.
Aumentar o consumo de fibras, principalmente as solúveis, é essencial para quem luta contra esse mal. As fibras ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue, uma vez que diminuem a absorção de gordura no intestino. As fibras são encontradas nas frutas (principalmente na casca), vegetais crus, cereias integrais, aveia, leguminosas.
Que cuidados com a alimentação são imprescindíveis para o controle do colesterol você já percebeu, a prática de atividade física, junto com adoção de hábitos de vida saudáveis, colaboram na diminuição do colesterol e aumentam os níveis de HDL.
Com boa alimentação, exercícios e o acompanhamento de um médico ou nutricionista, é possível sim, evitar os males que o colesterol pode causar.
Até mais!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Leite Materno o melhor alimento para começar a vida.

 Você espera em média nove meses pelo nascimento do seu bebê, com uma anciedade doida pra conhecer a carinha, para pega-lo. E quando ele nasce nada melhor do que cuidar da alimentação dele de forma correta para que ele cresça saudável, daí a importância do aleitamento materno. A amamentação estabelece o vinculo mãe e filho, ajuda na saúde do bebê e na saúde da mamãe, prevenindo sangramentos pois o útero se contrai com o estimulo da amamentação, e também pode evitar o aparecimento das fissuras nos mamilos.
É muito importante que ao nascer  a mamãe já ofereça o peito, pois o primeiro leite que secreta é o colostro, rico em vitaminas e proteinas. O aleitamento materno tem que ser exclusivo até os seis meses de vida do bebê pois sua composição oferece todos os nutrientes necessários até essa idade , além de protegê-lo contra infecções, já oferece quantidade suficiente de água até mesmo em dias muito quentes, sendo sua alimentação base sem necessidade de ser acrescida de água, chá ou qualquer outro alimento sólido ou líquido.A oferta de qualquer outro alimento aumenta a chance do bebê adoecer, além de substituir o volume do leite materno a ser ingerido que é muito mais nutritivo. Existem algumas técnicas de amamentar que facilitam tanta a vida da mamãe como a do bebê, uma delas é o jeito do bebê pegar no seio, o bebê deve abocanhar a aurerola por completo , não somente o bico, pois irá estimular os hormonios responsáveis para a produção do leite, e ajudará a não causar ferimentos no seio da mamãe,como as rachaduras. A forma incorreta de pega do bebê prejudica o esvaziamento total da mama, impedindo que o bebê mame o leite do final da mamada, que é rico em gordura e dá maior saciedade. 
O tempo de esvaziamento da mama depende de cada bebê; existem aqueles que conseguem fazer em poucos minutos e aqueles que fazem em trinta minutos ou mais. A produção adequada de leite vai depender basicamente da sucção do bebê, da pega correta e da frequência de mamadas.
É importante lembrar que a mamãe que amamenta deve cuidar muito bem da alimentação, pois para amamentar a mãe gasta calórias, e essas calorias devem ser  repostas, de forma correta com uma alimentação saudável.
Deve-se evitar o consumo de alimentos gordurosos, refrigerantes, salgadinhos e outras guloseimas, a mamãe deve beber bastate água, no minimo 2 litros diariamente, investir nas frutas e verduras.
Não esqueça, o aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses de vida, porém podendo se esticar até os dois anos de vida com outros complementos alimentares. 
Até mais!

sábado, 30 de outubro de 2010

Beneficios da carne vermelha

A carne vermelha é um alimento com grandes quantidades e variedades de nutrientes, sendo riquíssima em substâncias fundamentais para o crescimento e desenvolvimento. É o alimento que contém a maior quantidade de ferro, sendo por isso muito importante na prevenção de anemia, principalmente nos grupos de risco, que incluem crianças, gestantes e idosos em geral. Além disso, é fundamental na formação do sangue e de algumas enzimas do sistema respiratório. Ainda, este alimento é rico em proteínas de alto valor biológico, essenciais para o crescimento de músculos, órgãos e tecidos em geral. O zinco, também é encontrado em boa quantidade na carne de gado, é componente importantíssimo de muitas reações enzimáticas e participa do crescimento e funcionamento do sistema imunológico.
Os possíveis malefícios a saúde se dá quanto a ingestão excessiva,  predominada por cortes gordos, que são ricos em colesterol e gordura saturada. A ingestão deve ser feita preferencialmente por cortes magros (patinho, maminha,lagarto, etc), deixando a picanha e carnes mais gordas para ocasiões esporádicas.Deve-se consumir pelo menos três vezes na semana, alternando o cardápio por carnes brancas.
As carnes brancas apresentam basicamente os mesmos nutrientes da carne vermelha: proteínas de alto valor biológico, ferro, zinco, porém apresentam normalmente menores quantidades de gordura saturada e colesterol, e a digestibilidade também pode ser melhor para algumas pessoas. O teor de ferro nas carnes brancas é inferior a carne vermelha. Os peixes são excelente fonte de ácidos graxos insaturados, que apresentam importantes benefícios a saúde. Já o consumo de carne suína deve ser feito com moderação devido o teor de lipídio ser elevado, com exceção ao lombo, que é a parte mais magra do porco, sendo compatível com a composição lipídica da carne de frango.
Uma dieta balanceada deve-se priorizar sempre o consumo das proteínas de alto valor biológico das carnes nas principais refeições, lembrando sempre de evitar os exageros. Priorize também as preparações de forma mais saudáveis como grelhados, cozidos e assados.
Até mais!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Qual a diferença de diet e light?


Diet e light são produtos fáceis de confundir os consumidores, por isso quando for comprar esses tipos de alimentos é de extrema importância prestar atenção nos rótulos. Diet e light não são sinônimos, existe uma diferença entre eles.
Os diet foram elaborados para quem tem retrições nutricionais específicas, são alimentos isento de determinado nutriente como glúten, açúcar, gordura, foram elaborados para atender grupos específicos, como diabéticos, celiacos. No rótulo é de extrema importância que venha especificado que a substância foi retirada ou substituida na fórmula.Nem sempre a isenção de uma substância implica em redução de calorias. Já os lights surgiram para os consumidores se preocuparem com a saúde, a tradução da sua palavra significa leve. O alimento tem uma redução de pelo menos 25%de determinado ingrediente. Surgiram para atender a boa parte da população que se preocupa com bem estar e manutenção da saúde, não sendo como os diets para um grupo especifico.Mas nem sempre pode-se dizer que os diets são especificos para doença e os lights para manutenção da saúde, pois muitos alimentos podem ser light e diet ao mesmo tempo e consumidos tanto por quem tem necessidades nutricionais especificas, como por quem quer controlar peso por motivos estéticos.
E os zeros quem são?Os zeros tanto podem ser diets ou lights, a diferença está no conceito e não na formulação. são destinados a aqueles que não se identificam nem com light, nem diet, como os adolescentes. Não há diferença nenhuma na formula somente no público. Por isso é muito importante olhar o rótulo antes da compra.




Até mais!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ração Humana um complemento alimentar amigo da boa saúde.

 A ração humana é um complemento alimentar à base de cereais integrais. São ingredientes ricos em fibras, que ajudam a acelerar o metabolismo, controlar o colesterol e triglicerídeos, estimular a digestão e saciar a fome. Entre os demais benefícios da ração humana podemos citar que ela ajuda na desintoxicação do corpo, nutre, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e inibe a absorção de gorduras pelo organismo.
A ração humana por si só não ajuda a emagrecer, ela como qualquer dieta deve ser usada com complemento de atividade física moderada e um bom cardapio, restringindo os alimentos calóricos.  A ração humana também nunca deve ser usada para substituir as refeições. Ela deve ser usada como um complemento no café da manhã ou no lanche da tarde. O emagrecimento não é restrição e diminuição brusca de alimento. É um controle e um equilíbrio alimentar ao longo do dia. Ela é composto por:
Linhaça
Rica em ácidos graxos essenciais (gorduras boas), como o ômega 3, sais minerais e vitaminas. Seus benefícios são de baixar os níveis de colesterol ruim no sangue, tem ação antiinflamatória, auxilia na regularização do intestino, aumenta a atividade do sistema imunológico e possui uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.
Aveia em flocos
Suas vitaminas, fibras, proteínas e minerais saciam a fome, melhoram o trânsito intestinal e inibem a absorção de gordura pelo organismo.
Gérmem de trigo
Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldade de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular, infecções e desintoxica o organismo deixando o corpo mais disposto.
Açúcar mascavo
Extraído da cana de açúcar, contém vitaminas e grande quantidade de cálcio, ferro, magnésio e potássio.
Levedo de cerveja
Composto de vitamina B, manganês, cromo e fósforo, repõe sais minerais e vitaminas, fortalecendo o sistema imunológico.
Gergelim com casca
É rico em cálcio e fósforo. Possui em sua composição um óleo de ótima qualidade, além de proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina, minerais, fibras, cálcio e ferro. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, ácido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, prisão de ventre, ulcera, pressão alta e é um excelente repositor de cálcio.
Guaraná em pó
A cafeína estimula o sistema nervoso central, melhorando a capacidade de raciocínio, combate o cansaço físico e mental.
Leite de soja em pó
É de fácil digestão, pouco calórico, possui menos gordura que o leite da vaca e não contém colesterol.
Cacau
Contém pouco açúcar, é rico em sais minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo. Estimula a produção de serotonina, hormônio do bem-estar.

Agora que você conheceu os nutrientes e suas propriedades que compõe a ração humana, que tal aprender?
Ingredientes
- 250 g de fibra de trigo
- 125 g de leite de soja em pó
- 125 g de linhaça marrom
- 100 g de açúcar mascavo
- 100 g de aveia em flocos
- 100 g de gergelim com casca
- 75 g de gérmen de trigo
- 50 g de gelatina sem sabor
- 25 g de guaraná em pó
- 25 g de levedo de cerveja
- 25 g de cacau em pó
Modo de Preparo
Misture bem todos os ingredientes da receita, bata no liquidificador os ingredientes que não sejam em pó e depois misture-os. Guarde em vidros limpos e secos, bem fechados. Conserve em geladeira, por no máximo 15 dias. A receita de ração humana rende 1 kg.
 Você deve consumir todos os dias a mistura, o ideal são duas colheres de sopa por dia, ela pode ser adicionada em leite desnatado, frutas, sucos.

Até mais!

 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Significados dos itens da Tabela de informações Nutricional nos rótulos

O consumidor brasileiro será que sabe os significdos dos itens da Tabela Nutricional dos rótulos?  Muitos infelizmente não sabem, sendo que é  de grande importância, olhar os rótulos e saber o que compõe aquele alimento que está sendo adquirido para o consumo. Abaixo tem os significado de cada item do rótulo para facilitar na escolha da compra do seu produto alimenticio.

Valor Energético
É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (Kcal) e quilojoules (kJ). Obs: Quilojoules (kJ) é outra forma de medir o valor energético dos alimentos, sendo que 1 Kcal equivale a 4,2 kJ.

Carboidratos
São os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral.

Proteínas
São componentes dos alimentos necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha).

Gorduras Totais
As gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

Gorduras Saturadas
Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. São exemplos, carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque quando consumido em grandes quantidades pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Altos %VD significam que o alimento apresenta grande quantidade de gordura saturada em relação à necessidade diária de uma dieta de 2000 Kcal.

Gorduras Trans (ou Ácidos Graxos Trans )
Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, snacks (salgadinhos prontos), produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura e ainda porque quando consumido em grandes quantidades pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia.
Obs: O nome trans é devido ao tipo de ligações químicas que esse tipo de gordura apresenta.

Fibra Alimentar
Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino. Procure consumir alimentos com altos %VD de fibras alimentares!

Sódio
Está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura) devendo ser consumido com moderação uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial. Evite os alimentos que possuem altos %VD em sódio. Além de saber o que é VALOR DIÁRIO DE REFERÊNCIA %VD (Precentual de Valores Diários (%VD) é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta 2000 calorias) e entender o significado de cada nutriente da INFORMAÇÃO NUTRICIONAL OBRIGATÓRIA é importante saber utilizar todas essas informações. Mas, não é necessário ficar somando as quantidades de cada nutriente para saber se atingiu ou não as recomendações diárias. O importante é escolher alimentos mais saudáveis a partir da comparação de alimentos similares, como, por exemplo, escolher o iogurte, queijo, pão mais adequado para a saúde da sua família. Para isso basta saber que altos valores de %VD indicam que o produto apresenta alto teor de determinado nutriente. Já os produtos com valores de %VD reduzidos indicam o contrário. Para ter uma alimentação mais saudável dê preferência a: Produtos com baixos %VD para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio; Produtos com altos %VD para as fibras alimentares.

Até mais!

sábado, 16 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação

“Unidos Contra a Fome”. Este é o tema do Dia Mundial da Alimentação 2010. A celebração é promovida em todo o planeta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no dia 16 de outubro. Foi neste dia, no ano de 1945, que foi criada a FAO.
No Brasil, todos os anos a data é celebrada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) juntamente com parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil. Neste ano, acontecerão atividades de 11 a 17 de outubro, consolidando a Semana Mundial da Alimentação.
Estimativas recentes da FAO revelam que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome em todo o mundo. Embora o Brasil esteja cada dia mais perto de debelar o problema da fome, fruto do êxito de suas políticas públicas, muitos brasileiros ainda convivem com esse flagelo social.
Entre os objetivos do Dia Mundial da Alimentação estão: estimular uma maior atenção à produção agrícola em todos os países e um maior esforço dos países para acabar com a fome; estimular a cooperação técnica e econômica entre os países em desenvolvimento para acabar com a fome.
Outros objetivos são: promover a participação das populações rurais, em especial as mulheres camponesas e grupos mais vulneráveis, nas decisões e atividades que afetam as suas condições de vida; fortalecer a consciência política sobre o problema da fome no mundo.
A FAO também quer que os países promovam a transferência de tecnologias e fomentem o sentido de solidariedade interna e externa na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza, bem como celebrar os êxitos obtidos em desenvolvimento agrícola e alimentar.

fonte: http://www.asbran.org.br/

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fique de olho no consumo de sal

Ele é amigo do paladar e têm papel fundamental no organismo. O sal  dá sabor aos alimentos, mas se usados além da conta, podem acabar prejudicando a sua saúde.
Pense duas vezes antes de colocar uma pitadinha de sal a mais nas refeições. Sem perceber, você pode acabar exagerando e ingerindo uma quantidade de sal maior do que o necessário. O sal em excesso pode causar uma série de doenças, como problemas no coração, pedra nos rins, hipertensão e ainda provoca retenção de líquidos pelo organismo.

Mas para não prejudicar a saúde, é preciso mais do que afastar o saleiro da mesa. Para evitar o excesso de sal, fique de olho na concentração de sal presente nos alimentos processados, que são os grandes vilões.
Os mais perigosos são os molhos, condimentos, macarrão instantâneo, os salgadinhos, os alimentos em conserva e os embutidos (salame, salsicha, lingüiça). Na hora de fazer as compras no supermercado, além de checar as calorias e o colesterol, confira também a quantidade de sódio na composição dos produtos.
A quantidade máxima de sal que deve ser ingerida diariamente por uma pessoa é de cinco gramas, o equivalente a uma colher (chá) rasa. Se você está acostumada a usar bastante sal, a dica é diminuir a quantidade aos poucos para que o paladar se adapte e abusar das ervas e condimentos, como alho, cebola e limão.

Dicas para alimentação saudável.

        
Ninguém duvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava:que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século.Nada de restrições exageradas, para uma manutenção de peso. Aí vai algumas dicas que te ajudará contribuir para uma alimentação saudável;
                                                            
- Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.
- Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.
- Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.
- Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.
- Não belisque entre as refeições.
Esqueça dos snacks (salgadinhos) e da bolacha recheada.
-Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).
- Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.
- Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
- Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.
- Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.
- Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.

- Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto, não abuse!
- Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.
- Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.
- Bebidas isotônicas devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.
- Prefira sucos naturais.
- Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho.
- Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.
- Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.
- Ingira legumes todos os dias.
- Coma pelo menos 3 frutas diariamente.
 - Cuidado com o salmão. Ele apresenta mais calorias do que outros peixes.
- Retire a pele das aves. Ela contém basicamente gordura.
- Evite atum e sardinha conservados em óleo. Já existe a - versão light.
- Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Então, minimize o consumo desses alimentos.
- Retire a gordura visível das carnes, como por exemplo, a da picanha.
 - Evite alimentos fritos. Dê preferência aos grelhados ou cozidos.
- Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados.
- Enlatados são ricos em sódio; por isso, prefira os alimentos naturais.
- Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os.
- Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados.
- Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.
- Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes, se não tem boa aceitação ao leite desnatado, fique com o semi-desnatado.

- Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.
- Pizza prefira as menos calóricas como de escarola, rúcula, mussarela. Mas fique somente na primeira fatia.
- Tomate seco, por ser conservado em óleo, deve ser evitado.
- Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade.
- Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas nada adiantará se não tem o hábito da boa alimentação e é sedentário.
- Em barzinhos evite os petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos.
- Evite os fast-food. Os alimentos servidos são normalmente ricos em gorduras.
- Se não tiver saída, prefira uma unidade de cheeseburguer, refrigerante light e batata frita pequena. Dispense a sobremesa.
- Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Isso evitará exageros.
- Para a sobremesa, prefira frutas da época.
- Evite sorvetes de massa. Opte pelo picolé de fruta.
- Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará pegar balas, chocolates e salgadinhos.
- Não compre alimentos que devem ser evitados.
- Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é verdade.
- Nunca acumule a fome. Por isso deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatina diet. Eles não prejudicarão o seu emagrecimento.
- Faça alguma atividade física, como caminhada de pelo menos 40 minutos, ande de bicicleta, movimente-se o sedentarismo é um grande inimigo da boa saúde.

Obesidade uma patologia que cresce cada vez mais.

  



      Definição:Boa parte do surgimento da obesidade tem a ver com a revolução industrial,ligada mudanças dos hábitos de vida como; diminuição da pratica de atividade física e alimentação com alto teor calórico. Nos dias de hoje a obesidade é considerada uma patologia crônica e problema de saúde publica mundial.
Obesidade é caracterizada pelo aumento e acúmulo excessivo de gordura, a ponto de comprometer a saúde do individuo, diferente do termo sobrepeso que significa um aumento exclusivo de peso. Além de levarmos em consideração o acumulo de gordura, é preciso analisar a sua distribuição, pois o acumulo da mesma na região abdominal (obesidade Andróide) é um fator de risco maior de morbidade que o excesso de gordura corpórea em si.

Etiologia:O determinante imediato para o aumento e acúmulo de gordura excessivo é o balanço energético positivo. O balanço energético positivo é quando a quantidade de energia consumida é maior que a energia gasta. Além deste fator nutricional, outros fatores implicam na obesidade como os fatores genéticos, ambientais, neurológicos, transtornos endócrinos, influências psicossociais, culturais entre outros.

Prejuízos a saúde:A obesidade provoca grandes números de problemas de saúde que interferem na expectativa e na qualidade de vida, tais como: diabetes, elevação do colesterol e triglicérides, hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, arteriosclerose, acidente vascular cerebral, trombose, problemas nas articulações, alterações do sono e alguns tipos de câncer, podem desenvolver com mais facilidade em pessoas obesas do que em pessoas com peso na faixa normal. Por isso é importante manter estado nutricional equilibrado.

Olá

Oi galerinha, resolvi fazer este blog para discutirmos assuntos voltados á Nutrição, a minha área de formação que amo muito...Vou postar dicas, curiosidades, novidades. Gostaria muito de interagir com vocês, respondendo dúvidas e discutindo conhecimentos..Grande bjs a todos.