segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Café bom pra saúde, mas sem exageros

 A pedido da minha irmã que adora um cafezinho, e tinha muita curiosidade para saber os seus  beneficios e suas desvantagens, resolvi postar sobre esse pretinho que  faz parte do cotidiano de tantas pessoas.

Nada como uma boa xícara de café, seja ao acordar ou após uma refeição. Adoçado, amargo, com leite... à gosto de cada um! O cafezinho dá disposição pela manhã, tira aquela sonolência que às vezes surge depois do almoço, além disso, pode melhorar o humor e prevenir a depressão, algumas doenças cardiovasculares e, até mesmo o câncer. Essa bebida é apreciada em todo o mundo.

A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias que estão presentes no café e pensa que a bebida contém apenas ou, principalmente, cafeína. Grande engano! O café possui de 1 a 2,5% de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade como alguns minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcar, vitaminas e ácidos clorogênicos. Esses últimos, após a torra do grão, formam substâncias (quino-lactonas) que alteram as endorfinas no cérebro, influenciando o humor e aumentando a sensação gostosa de bem-estar. Isso ajuda a evitar a depressão que pode levar ao suicídio e ao alcoolismo.

No organismo, a absorção gastrointestinal da cafeína é rápida e completa. A cafeína circula nos fluídos corpóreos e sua concentração atinge o nível mais alto entre 15-45 minutos depois da ingestão. A meia-vida do café nos humanos varia de acordo com a idade, sexo, condição hormonal, ingestão de drogas, tabagismo. A cafeína é biologicamente transformada pelo fígado e seus metabólitos são excretados quase que completamente pelo rim e pelo trato urinário. O café pode ser contra-indicado para pessoas com patologias como: úlcera, gastrite devido atacar as células do estômago, problemas cardíacos e hipertensão.

O café possui substâncias que combatem os radicais livres. Elas são chamadas de polifenóis e possuem propriedades antioxidantes, isto é, capazes de evitar o envelhecimento e outras várias doenças como o câncer e o infarto do coração.

 Quatro xícaras de café por dia aumenta a memória imediata, a atenção e a concentração. Crianças e adolescentes melhoram o aprendizado na escola tomando café. Para isso, basta tomar café com leite de manhã ou na merenda escolar.

O café recarrega as energias. Tomar café todos os dias diminui a incidência de apatia e depressão. Sendo que a depressão atinge 20 em cada 100 trabalhadores de empresas do mundo. Isso diminui a produtividade, causando prejuízos financeiros. Por isso, o hábito do cafezinho no trabalho, do coffe break, é um jeito eficiente e bem agradável de combater o problema.

O cafezinho, é um dos alimentos naturais mais saudáveis que existe. O consumo regular moderado para um adulto são 3 xícaras de café ao dia. Mas o segredo é não exagerar! Mesmo contendo pouca quantidade de cafeína no café, ela é um estimulante e não se pode exagerar na quantidade. Cada pessoa deve buscar qual dose diária de café que a satisfaz, sem trazer ansiedade ou taquicardia. Lembre-se que o café é uma bebida diurna, que ajuda nas atividades do dia, mas seu consumo deve ser reduzido no período da noite, para não afastar o sono.

Um cafezinho quente ajuda e ameniza, naqueles momentos críticos, em que o sono persegue, o frio corrói, ele consola, reanima e aquece....
Desfrute dessa bebida maravilhosa, sem exageros!
Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário