quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Leite Materno o melhor alimento para começar a vida.

 Você espera em média nove meses pelo nascimento do seu bebê, com uma anciedade doida pra conhecer a carinha, para pega-lo. E quando ele nasce nada melhor do que cuidar da alimentação dele de forma correta para que ele cresça saudável, daí a importância do aleitamento materno. A amamentação estabelece o vinculo mãe e filho, ajuda na saúde do bebê e na saúde da mamãe, prevenindo sangramentos pois o útero se contrai com o estimulo da amamentação, e também pode evitar o aparecimento das fissuras nos mamilos.
É muito importante que ao nascer  a mamãe já ofereça o peito, pois o primeiro leite que secreta é o colostro, rico em vitaminas e proteinas. O aleitamento materno tem que ser exclusivo até os seis meses de vida do bebê pois sua composição oferece todos os nutrientes necessários até essa idade , além de protegê-lo contra infecções, já oferece quantidade suficiente de água até mesmo em dias muito quentes, sendo sua alimentação base sem necessidade de ser acrescida de água, chá ou qualquer outro alimento sólido ou líquido.A oferta de qualquer outro alimento aumenta a chance do bebê adoecer, além de substituir o volume do leite materno a ser ingerido que é muito mais nutritivo. Existem algumas técnicas de amamentar que facilitam tanta a vida da mamãe como a do bebê, uma delas é o jeito do bebê pegar no seio, o bebê deve abocanhar a aurerola por completo , não somente o bico, pois irá estimular os hormonios responsáveis para a produção do leite, e ajudará a não causar ferimentos no seio da mamãe,como as rachaduras. A forma incorreta de pega do bebê prejudica o esvaziamento total da mama, impedindo que o bebê mame o leite do final da mamada, que é rico em gordura e dá maior saciedade. 
O tempo de esvaziamento da mama depende de cada bebê; existem aqueles que conseguem fazer em poucos minutos e aqueles que fazem em trinta minutos ou mais. A produção adequada de leite vai depender basicamente da sucção do bebê, da pega correta e da frequência de mamadas.
É importante lembrar que a mamãe que amamenta deve cuidar muito bem da alimentação, pois para amamentar a mãe gasta calórias, e essas calorias devem ser  repostas, de forma correta com uma alimentação saudável.
Deve-se evitar o consumo de alimentos gordurosos, refrigerantes, salgadinhos e outras guloseimas, a mamãe deve beber bastate água, no minimo 2 litros diariamente, investir nas frutas e verduras.
Não esqueça, o aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses de vida, porém podendo se esticar até os dois anos de vida com outros complementos alimentares. 
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário