sábado, 30 de outubro de 2010

Beneficios da carne vermelha

A carne vermelha é um alimento com grandes quantidades e variedades de nutrientes, sendo riquíssima em substâncias fundamentais para o crescimento e desenvolvimento. É o alimento que contém a maior quantidade de ferro, sendo por isso muito importante na prevenção de anemia, principalmente nos grupos de risco, que incluem crianças, gestantes e idosos em geral. Além disso, é fundamental na formação do sangue e de algumas enzimas do sistema respiratório. Ainda, este alimento é rico em proteínas de alto valor biológico, essenciais para o crescimento de músculos, órgãos e tecidos em geral. O zinco, também é encontrado em boa quantidade na carne de gado, é componente importantíssimo de muitas reações enzimáticas e participa do crescimento e funcionamento do sistema imunológico.
Os possíveis malefícios a saúde se dá quanto a ingestão excessiva,  predominada por cortes gordos, que são ricos em colesterol e gordura saturada. A ingestão deve ser feita preferencialmente por cortes magros (patinho, maminha,lagarto, etc), deixando a picanha e carnes mais gordas para ocasiões esporádicas.Deve-se consumir pelo menos três vezes na semana, alternando o cardápio por carnes brancas.
As carnes brancas apresentam basicamente os mesmos nutrientes da carne vermelha: proteínas de alto valor biológico, ferro, zinco, porém apresentam normalmente menores quantidades de gordura saturada e colesterol, e a digestibilidade também pode ser melhor para algumas pessoas. O teor de ferro nas carnes brancas é inferior a carne vermelha. Os peixes são excelente fonte de ácidos graxos insaturados, que apresentam importantes benefícios a saúde. Já o consumo de carne suína deve ser feito com moderação devido o teor de lipídio ser elevado, com exceção ao lombo, que é a parte mais magra do porco, sendo compatível com a composição lipídica da carne de frango.
Uma dieta balanceada deve-se priorizar sempre o consumo das proteínas de alto valor biológico das carnes nas principais refeições, lembrando sempre de evitar os exageros. Priorize também as preparações de forma mais saudáveis como grelhados, cozidos e assados.
Até mais!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Qual a diferença de diet e light?


Diet e light são produtos fáceis de confundir os consumidores, por isso quando for comprar esses tipos de alimentos é de extrema importância prestar atenção nos rótulos. Diet e light não são sinônimos, existe uma diferença entre eles.
Os diet foram elaborados para quem tem retrições nutricionais específicas, são alimentos isento de determinado nutriente como glúten, açúcar, gordura, foram elaborados para atender grupos específicos, como diabéticos, celiacos. No rótulo é de extrema importância que venha especificado que a substância foi retirada ou substituida na fórmula.Nem sempre a isenção de uma substância implica em redução de calorias. Já os lights surgiram para os consumidores se preocuparem com a saúde, a tradução da sua palavra significa leve. O alimento tem uma redução de pelo menos 25%de determinado ingrediente. Surgiram para atender a boa parte da população que se preocupa com bem estar e manutenção da saúde, não sendo como os diets para um grupo especifico.Mas nem sempre pode-se dizer que os diets são especificos para doença e os lights para manutenção da saúde, pois muitos alimentos podem ser light e diet ao mesmo tempo e consumidos tanto por quem tem necessidades nutricionais especificas, como por quem quer controlar peso por motivos estéticos.
E os zeros quem são?Os zeros tanto podem ser diets ou lights, a diferença está no conceito e não na formulação. são destinados a aqueles que não se identificam nem com light, nem diet, como os adolescentes. Não há diferença nenhuma na formula somente no público. Por isso é muito importante olhar o rótulo antes da compra.




Até mais!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ração Humana um complemento alimentar amigo da boa saúde.

 A ração humana é um complemento alimentar à base de cereais integrais. São ingredientes ricos em fibras, que ajudam a acelerar o metabolismo, controlar o colesterol e triglicerídeos, estimular a digestão e saciar a fome. Entre os demais benefícios da ração humana podemos citar que ela ajuda na desintoxicação do corpo, nutre, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e inibe a absorção de gorduras pelo organismo.
A ração humana por si só não ajuda a emagrecer, ela como qualquer dieta deve ser usada com complemento de atividade física moderada e um bom cardapio, restringindo os alimentos calóricos.  A ração humana também nunca deve ser usada para substituir as refeições. Ela deve ser usada como um complemento no café da manhã ou no lanche da tarde. O emagrecimento não é restrição e diminuição brusca de alimento. É um controle e um equilíbrio alimentar ao longo do dia. Ela é composto por:
Linhaça
Rica em ácidos graxos essenciais (gorduras boas), como o ômega 3, sais minerais e vitaminas. Seus benefícios são de baixar os níveis de colesterol ruim no sangue, tem ação antiinflamatória, auxilia na regularização do intestino, aumenta a atividade do sistema imunológico e possui uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.
Aveia em flocos
Suas vitaminas, fibras, proteínas e minerais saciam a fome, melhoram o trânsito intestinal e inibem a absorção de gordura pelo organismo.
Gérmem de trigo
Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldade de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular, infecções e desintoxica o organismo deixando o corpo mais disposto.
Açúcar mascavo
Extraído da cana de açúcar, contém vitaminas e grande quantidade de cálcio, ferro, magnésio e potássio.
Levedo de cerveja
Composto de vitamina B, manganês, cromo e fósforo, repõe sais minerais e vitaminas, fortalecendo o sistema imunológico.
Gergelim com casca
É rico em cálcio e fósforo. Possui em sua composição um óleo de ótima qualidade, além de proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina, minerais, fibras, cálcio e ferro. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, ácido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, prisão de ventre, ulcera, pressão alta e é um excelente repositor de cálcio.
Guaraná em pó
A cafeína estimula o sistema nervoso central, melhorando a capacidade de raciocínio, combate o cansaço físico e mental.
Leite de soja em pó
É de fácil digestão, pouco calórico, possui menos gordura que o leite da vaca e não contém colesterol.
Cacau
Contém pouco açúcar, é rico em sais minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo. Estimula a produção de serotonina, hormônio do bem-estar.

Agora que você conheceu os nutrientes e suas propriedades que compõe a ração humana, que tal aprender?
Ingredientes
- 250 g de fibra de trigo
- 125 g de leite de soja em pó
- 125 g de linhaça marrom
- 100 g de açúcar mascavo
- 100 g de aveia em flocos
- 100 g de gergelim com casca
- 75 g de gérmen de trigo
- 50 g de gelatina sem sabor
- 25 g de guaraná em pó
- 25 g de levedo de cerveja
- 25 g de cacau em pó
Modo de Preparo
Misture bem todos os ingredientes da receita, bata no liquidificador os ingredientes que não sejam em pó e depois misture-os. Guarde em vidros limpos e secos, bem fechados. Conserve em geladeira, por no máximo 15 dias. A receita de ração humana rende 1 kg.
 Você deve consumir todos os dias a mistura, o ideal são duas colheres de sopa por dia, ela pode ser adicionada em leite desnatado, frutas, sucos.

Até mais!

 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Significados dos itens da Tabela de informações Nutricional nos rótulos

O consumidor brasileiro será que sabe os significdos dos itens da Tabela Nutricional dos rótulos?  Muitos infelizmente não sabem, sendo que é  de grande importância, olhar os rótulos e saber o que compõe aquele alimento que está sendo adquirido para o consumo. Abaixo tem os significado de cada item do rótulo para facilitar na escolha da compra do seu produto alimenticio.

Valor Energético
É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (Kcal) e quilojoules (kJ). Obs: Quilojoules (kJ) é outra forma de medir o valor energético dos alimentos, sendo que 1 Kcal equivale a 4,2 kJ.

Carboidratos
São os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral.

Proteínas
São componentes dos alimentos necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha).

Gorduras Totais
As gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

Gorduras Saturadas
Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. São exemplos, carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque quando consumido em grandes quantidades pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Altos %VD significam que o alimento apresenta grande quantidade de gordura saturada em relação à necessidade diária de uma dieta de 2000 Kcal.

Gorduras Trans (ou Ácidos Graxos Trans )
Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, snacks (salgadinhos prontos), produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura e ainda porque quando consumido em grandes quantidades pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia.
Obs: O nome trans é devido ao tipo de ligações químicas que esse tipo de gordura apresenta.

Fibra Alimentar
Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino. Procure consumir alimentos com altos %VD de fibras alimentares!

Sódio
Está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura) devendo ser consumido com moderação uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial. Evite os alimentos que possuem altos %VD em sódio. Além de saber o que é VALOR DIÁRIO DE REFERÊNCIA %VD (Precentual de Valores Diários (%VD) é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta 2000 calorias) e entender o significado de cada nutriente da INFORMAÇÃO NUTRICIONAL OBRIGATÓRIA é importante saber utilizar todas essas informações. Mas, não é necessário ficar somando as quantidades de cada nutriente para saber se atingiu ou não as recomendações diárias. O importante é escolher alimentos mais saudáveis a partir da comparação de alimentos similares, como, por exemplo, escolher o iogurte, queijo, pão mais adequado para a saúde da sua família. Para isso basta saber que altos valores de %VD indicam que o produto apresenta alto teor de determinado nutriente. Já os produtos com valores de %VD reduzidos indicam o contrário. Para ter uma alimentação mais saudável dê preferência a: Produtos com baixos %VD para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio; Produtos com altos %VD para as fibras alimentares.

Até mais!

sábado, 16 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação

“Unidos Contra a Fome”. Este é o tema do Dia Mundial da Alimentação 2010. A celebração é promovida em todo o planeta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no dia 16 de outubro. Foi neste dia, no ano de 1945, que foi criada a FAO.
No Brasil, todos os anos a data é celebrada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) juntamente com parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil. Neste ano, acontecerão atividades de 11 a 17 de outubro, consolidando a Semana Mundial da Alimentação.
Estimativas recentes da FAO revelam que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome em todo o mundo. Embora o Brasil esteja cada dia mais perto de debelar o problema da fome, fruto do êxito de suas políticas públicas, muitos brasileiros ainda convivem com esse flagelo social.
Entre os objetivos do Dia Mundial da Alimentação estão: estimular uma maior atenção à produção agrícola em todos os países e um maior esforço dos países para acabar com a fome; estimular a cooperação técnica e econômica entre os países em desenvolvimento para acabar com a fome.
Outros objetivos são: promover a participação das populações rurais, em especial as mulheres camponesas e grupos mais vulneráveis, nas decisões e atividades que afetam as suas condições de vida; fortalecer a consciência política sobre o problema da fome no mundo.
A FAO também quer que os países promovam a transferência de tecnologias e fomentem o sentido de solidariedade interna e externa na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza, bem como celebrar os êxitos obtidos em desenvolvimento agrícola e alimentar.

fonte: http://www.asbran.org.br/

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fique de olho no consumo de sal

Ele é amigo do paladar e têm papel fundamental no organismo. O sal  dá sabor aos alimentos, mas se usados além da conta, podem acabar prejudicando a sua saúde.
Pense duas vezes antes de colocar uma pitadinha de sal a mais nas refeições. Sem perceber, você pode acabar exagerando e ingerindo uma quantidade de sal maior do que o necessário. O sal em excesso pode causar uma série de doenças, como problemas no coração, pedra nos rins, hipertensão e ainda provoca retenção de líquidos pelo organismo.

Mas para não prejudicar a saúde, é preciso mais do que afastar o saleiro da mesa. Para evitar o excesso de sal, fique de olho na concentração de sal presente nos alimentos processados, que são os grandes vilões.
Os mais perigosos são os molhos, condimentos, macarrão instantâneo, os salgadinhos, os alimentos em conserva e os embutidos (salame, salsicha, lingüiça). Na hora de fazer as compras no supermercado, além de checar as calorias e o colesterol, confira também a quantidade de sódio na composição dos produtos.
A quantidade máxima de sal que deve ser ingerida diariamente por uma pessoa é de cinco gramas, o equivalente a uma colher (chá) rasa. Se você está acostumada a usar bastante sal, a dica é diminuir a quantidade aos poucos para que o paladar se adapte e abusar das ervas e condimentos, como alho, cebola e limão.

Dicas para alimentação saudável.

        
Ninguém duvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava:que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século.Nada de restrições exageradas, para uma manutenção de peso. Aí vai algumas dicas que te ajudará contribuir para uma alimentação saudável;
                                                            
- Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.
- Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.
- Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.
- Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.
- Não belisque entre as refeições.
Esqueça dos snacks (salgadinhos) e da bolacha recheada.
-Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).
- Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.
- Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
- Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.
- Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.
- Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.

- Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto, não abuse!
- Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.
- Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.
- Bebidas isotônicas devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.
- Prefira sucos naturais.
- Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho.
- Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.
- Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.
- Ingira legumes todos os dias.
- Coma pelo menos 3 frutas diariamente.
 - Cuidado com o salmão. Ele apresenta mais calorias do que outros peixes.
- Retire a pele das aves. Ela contém basicamente gordura.
- Evite atum e sardinha conservados em óleo. Já existe a - versão light.
- Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Então, minimize o consumo desses alimentos.
- Retire a gordura visível das carnes, como por exemplo, a da picanha.
 - Evite alimentos fritos. Dê preferência aos grelhados ou cozidos.
- Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados.
- Enlatados são ricos em sódio; por isso, prefira os alimentos naturais.
- Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os.
- Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados.
- Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.
- Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes, se não tem boa aceitação ao leite desnatado, fique com o semi-desnatado.

- Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.
- Pizza prefira as menos calóricas como de escarola, rúcula, mussarela. Mas fique somente na primeira fatia.
- Tomate seco, por ser conservado em óleo, deve ser evitado.
- Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade.
- Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas nada adiantará se não tem o hábito da boa alimentação e é sedentário.
- Em barzinhos evite os petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos.
- Evite os fast-food. Os alimentos servidos são normalmente ricos em gorduras.
- Se não tiver saída, prefira uma unidade de cheeseburguer, refrigerante light e batata frita pequena. Dispense a sobremesa.
- Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Isso evitará exageros.
- Para a sobremesa, prefira frutas da época.
- Evite sorvetes de massa. Opte pelo picolé de fruta.
- Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará pegar balas, chocolates e salgadinhos.
- Não compre alimentos que devem ser evitados.
- Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é verdade.
- Nunca acumule a fome. Por isso deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatina diet. Eles não prejudicarão o seu emagrecimento.
- Faça alguma atividade física, como caminhada de pelo menos 40 minutos, ande de bicicleta, movimente-se o sedentarismo é um grande inimigo da boa saúde.

Obesidade uma patologia que cresce cada vez mais.

  



      Definição:Boa parte do surgimento da obesidade tem a ver com a revolução industrial,ligada mudanças dos hábitos de vida como; diminuição da pratica de atividade física e alimentação com alto teor calórico. Nos dias de hoje a obesidade é considerada uma patologia crônica e problema de saúde publica mundial.
Obesidade é caracterizada pelo aumento e acúmulo excessivo de gordura, a ponto de comprometer a saúde do individuo, diferente do termo sobrepeso que significa um aumento exclusivo de peso. Além de levarmos em consideração o acumulo de gordura, é preciso analisar a sua distribuição, pois o acumulo da mesma na região abdominal (obesidade Andróide) é um fator de risco maior de morbidade que o excesso de gordura corpórea em si.

Etiologia:O determinante imediato para o aumento e acúmulo de gordura excessivo é o balanço energético positivo. O balanço energético positivo é quando a quantidade de energia consumida é maior que a energia gasta. Além deste fator nutricional, outros fatores implicam na obesidade como os fatores genéticos, ambientais, neurológicos, transtornos endócrinos, influências psicossociais, culturais entre outros.

Prejuízos a saúde:A obesidade provoca grandes números de problemas de saúde que interferem na expectativa e na qualidade de vida, tais como: diabetes, elevação do colesterol e triglicérides, hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, arteriosclerose, acidente vascular cerebral, trombose, problemas nas articulações, alterações do sono e alguns tipos de câncer, podem desenvolver com mais facilidade em pessoas obesas do que em pessoas com peso na faixa normal. Por isso é importante manter estado nutricional equilibrado.

Olá

Oi galerinha, resolvi fazer este blog para discutirmos assuntos voltados á Nutrição, a minha área de formação que amo muito...Vou postar dicas, curiosidades, novidades. Gostaria muito de interagir com vocês, respondendo dúvidas e discutindo conhecimentos..Grande bjs a todos.