quarta-feira, 2 de março de 2011

Ambiente Obesogênico


Olá Pessoal!!

Vou abordar um assunto que nos dias de hoje é muito freqüente "a obesidade", é um assunto que continua em alta, mas especificamente irei abordar um dos motivos da obesidade o ambiente Obesogênico o que induz o sedentarismo e estilos de vida nada saudável. A genética realmente é um dos fatores para o ganho de peso, mas comparando com o ambiente em que se vive, os hábitos e estilos de vida; ela fica longe de ser um dos principais fatores para a obesidade.A modernidade,a globalização e as tecnologias, contribuem cada vez ,mais para o estilo de vida inadequado, a falta de atividade física e estress.  As comidas industrializadas, em conservas, os fast food, ganham espaço na refeição sendo cada vez menos freqüente os in natura. Desculpas para escolhas alimentares erradas e a falta nas atividades físicas são várias: sem  tempo, compromissos sociais, família, tarefas domésticas, viagens.....Além desses fatores citados, outro fator que influencia bastante é o convívio com familiares, amigo que podem ser positivos ou negativos em relação á  colaboração nas mudanças de hábitos e comportamentos.  Determinação e força de vontade são adjetivos fundamentais para  mudanças de estilo de vida. É amiguinhos não é muito fácil é uma luta constante...rs
Segue algumas dicas para mudar um ambiente obesogênico: em casa,na escola, no trabalho, no lazer:
Em casa: Tomar café da manhã não sair em jejum; ter na geladeira frutas, legumes e verduras sempre; manter a dispensa com cereais integrais, barras de cereais, cookies,massas integrais, sucos lights; evitar ter pacotes de balas, chocolates e guloseimas a vistas; sempre ter na hora das refeições verduras e legumes a mesa; optar pela comida caseira ao invés das congeladas como pizzas, massas, salgados; alimenta-se devagar e não se alimentar em frente a TV.
Na escola: Evitar guloseimas na lancheira, fazer lanches nutritivos e atraentes, substituir bolachas, biscoitos pelas versões integrais, procurar colocar uma fruta ou suco como opção.
No trabalho: Ter na gaveta, bolsa ou carro opções prática e saudável como barra de cereais, cookies, frutas; evitar o café com açúcar e biscoitos á todo momento; escolher restaurantes para almoçar que tenham opção de alimentos saudáveis; ter na mesa sempre uma garrafa de água; fazer pequenas pausas para lanches intermediários; determinar horários para almoçar; evitar ter chocolates e guloseimas por perto.
No lazer: Escolher restaurantes, lanchonetes que tenham opções saudável; ter sempre iogurte, torradas e biscoitos integrais para lanches intermediários, não ficar mais de 3 horas sem se alimentar;pensar em se distrair e divertir sem ter sempre comida ou guloseimas como acompanhamento; escolher um passeio que não envolva somente comida.


Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário