quinta-feira, 3 de março de 2011

As dietas da moda podem ser perigosas para a saúde.


Olá Pessoal!!
Quantas e quantas pessoas já tentaram emagrecer, e encontraram dificuldades no caminho,e diante das dificuldades procura maneiras mais fácies e rápidas para obtenção de resultados.
Ouvimos várias dietas da moda na mídia que prometem emagrecimento rápido, como dieta da lua, dieta das proteínas, do tipo sanguíneos dentre outras. Porém essas dietas tornam um prejuízo muito grande á saúde, com deficiência nutricional, efeito sanfona, excesso de gorduras e proteínas, ausência de carboidrato sendo este o nutriente fonte de energia para o nosso organismo.
Vou citar alguns tópicos que são de extrema importância para reflexão antes de começar uma dieta da moda:
 Dieta liquida, por exemplo, possuem poucas calorias e nutrientes, podendo ocasionar tonturas e indisposição, além de retardar o metabolismo. Por sua vez, consumir apenas fibras pode interferir na absorção de alguns nutrientes, como os sais minerais.
Efeito sanfona, a  caracteriza pelo efeito de perda de peso no primeiro momento e sua recuperação algum tempo depois. Nessas dietas da moda isso é muito freqüente acontecer, porque normalmente  perde –se além de gordura massa muscular.
Com a perda de tecido muscular, as necessidades de energia diminuem. Assim ao interromper o regime, a pessoa volta a engordar, podendo ganhar mais peso do que havia perdido com a dieta.

Excesso de gorduras e proteínas Vários são os riscos de consumo exagerado desses nutrientes. A ingestão de muita proteína e gordura pode resultar em aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos e até facilitar o aparecimento de doenças graves ou fatais, como infarto e derrame.
 O fígado e os rins podem ser sobrecarregados, uma vez que também atuam na metabolização da proteína.
 A insuficiência de fibras (frutas, verduras e legumes), comum em dietas a base de proteínas e gorduras, é prejudicial. Pode alterar o bom funcionamento do intestino e, o mais grave, facilitar o aparecimento de câncer.

Falta de carboidratos Nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia, o carboidrato é normalmente banido das dietas que estimulam o emagrecimento rápido a qualquer custo, pois é tido como o vilão do excesso de peso. Porém, a ausência de carboidratos no cardápio pode diminuir a quantidade de seretonina, substância produzida no cérebro com a função de regular o apetite e a saciedade. A queda de seretonina pode levar a compulsão alimentar e ao aumento da ansiedade, dificultando ainda mais o processo de emagrecimento.

Para a perda de peso de maneira saudável, requer tempo e paciência, ninguém perde peso de uma hora pra outra.
A alimentação pode ser muito prazerosa até mesmo em um plano para emagrecimento, podendo se consumir de tudo um pouco sem exagero claro... e também dando preferência a alimentos mais saudáveis, sem excesso de açúcar e gorduras. Então apartir de hoje estabeleça uma meta para o seu emagrecimento bem sucedido...”Emagrecer com saúde”. Reveja o seu plano alimentar e veja onde você está pecando...ah e não esqueça que a atividade física dentro desse plano é de ótima serventia! E lembre-se é sempre muito bom o acompanhamento de um profissional nutricionista para a elaboração de um plano individualizado!
  Até mais!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Ambiente Obesogênico


Olá Pessoal!!

Vou abordar um assunto que nos dias de hoje é muito freqüente "a obesidade", é um assunto que continua em alta, mas especificamente irei abordar um dos motivos da obesidade o ambiente Obesogênico o que induz o sedentarismo e estilos de vida nada saudável. A genética realmente é um dos fatores para o ganho de peso, mas comparando com o ambiente em que se vive, os hábitos e estilos de vida; ela fica longe de ser um dos principais fatores para a obesidade.A modernidade,a globalização e as tecnologias, contribuem cada vez ,mais para o estilo de vida inadequado, a falta de atividade física e estress.  As comidas industrializadas, em conservas, os fast food, ganham espaço na refeição sendo cada vez menos freqüente os in natura. Desculpas para escolhas alimentares erradas e a falta nas atividades físicas são várias: sem  tempo, compromissos sociais, família, tarefas domésticas, viagens.....Além desses fatores citados, outro fator que influencia bastante é o convívio com familiares, amigo que podem ser positivos ou negativos em relação á  colaboração nas mudanças de hábitos e comportamentos.  Determinação e força de vontade são adjetivos fundamentais para  mudanças de estilo de vida. É amiguinhos não é muito fácil é uma luta constante...rs
Segue algumas dicas para mudar um ambiente obesogênico: em casa,na escola, no trabalho, no lazer:
Em casa: Tomar café da manhã não sair em jejum; ter na geladeira frutas, legumes e verduras sempre; manter a dispensa com cereais integrais, barras de cereais, cookies,massas integrais, sucos lights; evitar ter pacotes de balas, chocolates e guloseimas a vistas; sempre ter na hora das refeições verduras e legumes a mesa; optar pela comida caseira ao invés das congeladas como pizzas, massas, salgados; alimenta-se devagar e não se alimentar em frente a TV.
Na escola: Evitar guloseimas na lancheira, fazer lanches nutritivos e atraentes, substituir bolachas, biscoitos pelas versões integrais, procurar colocar uma fruta ou suco como opção.
No trabalho: Ter na gaveta, bolsa ou carro opções prática e saudável como barra de cereais, cookies, frutas; evitar o café com açúcar e biscoitos á todo momento; escolher restaurantes para almoçar que tenham opção de alimentos saudáveis; ter na mesa sempre uma garrafa de água; fazer pequenas pausas para lanches intermediários; determinar horários para almoçar; evitar ter chocolates e guloseimas por perto.
No lazer: Escolher restaurantes, lanchonetes que tenham opções saudável; ter sempre iogurte, torradas e biscoitos integrais para lanches intermediários, não ficar mais de 3 horas sem se alimentar;pensar em se distrair e divertir sem ter sempre comida ou guloseimas como acompanhamento; escolher um passeio que não envolva somente comida.


Até mais!